Aka Rasta

Aka Rasta

Artist

Guilherme Ramos, ou Aka Rasta, é um artista original de Curitiba e criador do coletivo Astro Gang.

Seu primeiro trabalho independente foi em 2017, com a Astronauta: Mixtape. Lançada sob o selo Astro Gang, o projeto conta com colaborações de MC Igu e Luiza Sandmann.

Alguns anos depois, em 2018, o artista disponibilizou dois dos prováveis maiores hits do início de sua carreira, “Tic Tac” e “Fases”, faixas que com certeza determinaram a rota de Rasta.

Inclusive foram anunciados remixes por artistas como DEREK e Froid, que estavam no pico de sua popularidade no momento do lançamento.

Após um período de foco na direção e produção dos artistas de seu coletivo, como Burn-O e DaLua, o mesmo teve seu comeback definitivo com um mash-up de “Fases” com “The Box” de Roddy Ricch, causando uma tração consideravelmente ainda maior do que a faixa original.

Depois disso Rasta se dedicou inteiramente à produção do que viria se tornar seu próximo álbum, ZIMA, em um período de dois anos, onde fez diversas lives interativas em suas redes sociais, mostrando prévias prévias de faixas aos seus fãs. Inicialmente, o álbum se chamaria “OITO”.

Faixas como “AIAI” e “Freestyle 2021” são exemplos da notoriedade atingida pelo artista no cenário nacional após este período.

Neste mesmo período, Rasta assinou ao coletivo Astro Gang o nome de artistas como Rudies Flacko, Cjota e MC PH, que com certeza fizeram um nome próprio no país após as ditas colaborações.

Em 17 de Junho de 2022, ZIMA foi lançado nas plataformas digitais. Um projeto de dezoito faixas e quase dois anos de produção. No mesmo dia, Aka Rasta se apresentou no festival CENA, onde performou diversas faixas do projeto, junto de amigos e colaboradores. Um festival com line-up internacional e que, segundo o artista, foi um marco importante em sua carreira.