Marco Rodrigues

Marco Rodrigues

Artist

Marco Rodrigues (1982, Amarante) é um cantor português conhecido por ser um dos fadistas mais aclamados da atualidade.

Embora sempre em contacto com vários géneros musicais durante a infância, a ligação ao fado apenas surge aos 15 anos, quando se muda para Lisboa. Resolve concorrer à Grande Noite do Fado em 1999, no Coliseu dos Recreios, vencendo na categoria Sénior (apesar de só ter 16 anos). Poucos meses depois, estreia-se como cantor profissional no Café Luso, onde permanece até 2012.

Em 2006, lança o primeiro trabalho discográfico, “Fados da Tristeza Alegre”, distinguido com o Prémio Amália 2007 na categoria Revelação. Em 2010, consegue um reconhecimento mais abrangente com “Tantas Lisboas”, projeto para o qual convida Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth. Entre os compositores e letristas deste álbum, contam-se Boss AC, Tiago Torres da Silva e Tiago Machado, que assina também a produção do disco.

Desde então, tem atuado pelo país e no estrangeiro, destacando-se a participação no concerto de Mariza no Royal Festival Hall, em Londres. Em 2016, com “Fados do Fado”, tornou-se o primeiro homem fadista a ter um disco nomeado para um Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum Folk.