Daniel

Daniel

Artist

José Daniel Camillo, mais conhecido por Daniel, é um cantor sertanejo brasileiro nascido em Brotas, no interior de São Paulo. Aos 5 anos aprendia seus primeiros acordes e, após ganhar seu primeiro violão três anos mais tarde, aproveitou para formar uma dupla com o pai. Depois de ter sua música tocada em uma rádio da cidade, Daniel passou a participar de festivais regionais de música sertaneja.

Foi durante uma apresentação que ele conheceu João Paulo, que cantava nos festivais ao lado do irmão. Em 1980 os dois formaram a dupla “João Paulo e Daniel”, um dos grandes sucessos sertanejos da época. Em 1985, lançaram o primeiro disco e contrataram um empresário profissional que seria responsável pelo salto na carreira. Alguns anos mais tarde, conseguiram alcançar reconhecimento nacional com as músicas “Desejo de Amar” e “Estou Apaixonado”- uma adaptação da “Estoy Enamorado”, da dupla Donato e Estefano.

Em 1997, o destino, porém, separou os amigos no auge da carreira. João Paulo morreu vítima de um acidente de automóvel na rodovia dos Bandeirantes, viajando de São Paulo para a sua cidade natal, Brotas. No ano seguinte, com o apoio dos familiares, amigos e fãs, Daniel seguiu a carreira solo, lançando em 1998 seu primeiro álbum, com o seu nome.

O inegável talento de Daniel é reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado quatro vezes como melhor cantor do Brasil pela TV Globo, no programa “Domingão Faustão”, além de ter recebido o prêmio SBT Internet, em 2004, 2007 e 2008, como melhor cantor, e outras diversas indicações. O mais recente prêmio na história de Daniel é o Grammy Latino, conferido em 2009 pelo álbum “As Músicas do Filme O Menino da Porteira”.

Cantor, produtor e ator, Daniel sempre mostrou ter muitos talentos. Além de participar de alguns filmes do eterno trapalhão Renato Aragão e da rainha dos baixinhos, Xuxa, em 2009 o artista realizou um grande desejo pessoal, a reinauguração do Cine São José, em Brotas. O espaço que foi cinema e abrigou a rádio Brotense na cidade por muitos anos, estava fechado há cerca de 20 anos. A reinauguração foi marcada pela pré-estreia do remake de “O Menino da Porteira”, o qual o sertanejo contracenou com Vanessa Giácomo.

Em 2010, o cantor assinou contrato pela gravadora Som Livre e lançou o trabalho “Raízes” e a canção “Tenho que Sonhar”. No mesmo ano, Daniel emplacou a canção na trilha sonora da novela “Araguaia” da TV Globo. Em setembro de 2011, o artista lançou o seu novo CD, gravado pela Sony Music, “Pra ser Feliz” com algumas canções inéditas e regravação de alguns sucessos.

Em 2012, passa a ser jurado do reality show musical “The Voice Brasil” junto de Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Lulu Santos, com apresentação de Tiago Leifert. A atração mantém o mesmo time de jurados na terceira temporada, exibida em setembro de 2014.

Daniel é casado com Aline de Pádua desde 2010. Antes de formalizar o matrimônio, o casal namorou por cinco anos e em 2009 nasceu a primeira filha, Lara. No ano em que celebrou os 30 anos de carreira (2012), o cantor anunciou o nascimento de sua segunda filha, Laura.