Keso

Keso

Artist

Marco Ferreira, de nome artístico Keso (com origem no graffiti), vem do Porto, mais concretamente do Bairro do Vilar. Nascido a 27 de novembro de 1986, é conhecido também por Original Marginal, o que define à letra o seu estilo. O rapper desde pequeno teve raízes muito vincadas no rap, e admite ser o único movimento que representa.

Keso assina sob o heterónimo de KS Xaval (que queria dizer Keso, O Chavalo) com apenas 16 anos, o seu primeiro álbum. Em 2011, lança o seu segundo álbum “O revólver entre as flores”, pelo rótulo da sua plataforma Paga-lhe o Quarto, criada nessa temporada, onde assina já como Keso.

Após isso, esteve durante 5 anos a trabalhar e a fazer a sua música, e por azar, Keso perde o disco rígido onde guardara o seu trabalho (diz em entrevista ter cerca de 2 a 3 álbuns prontos no mesmo). Em 2016 volta com o álbum KSX2016, sendo a sua primeira experiência em MPC.

Em 2019, inicia o projeto da compilação Sinceramente Porto lançado em 2020, organizando ainda o evento “Natal Do Marginal” de forma independente na cidade do Porto.