Dealema

Dealema

Artist

Dealema é um dos grupos mais antigos de rap português, natural do Porto, formado na década de 90. Os temas abordados nas suas músicas são profundos e têm vindo a marcar gerações ao longo dos anos.

Começaram com a fusão de 2 projectos: Factor X (onde era membro Mundo Segundo e DJ Guze) e Fullashit (onde eram membros Fuse e Expeão) , entretanto “adotaram” o 5° elemento, Maze , e todos juntos formaram os Dealema, ou por vezes conhecido como Coletivo Dealemático. Todos elementos, neste momento, tanto produzem como escrevem, à exceção de Dj Guze, que é o dj de serviço e produz também.

Este grupo, com mais de 20 anos de existência conta com um vasto percurso musical, 6 discos e inúmeras colaborações. Os seus elementos contam também com bastantes trabalhos realizados a solo, e mesmo com outras artistas de Norte a Sul de Portugal e algumas participações com MC’s de outros países, como Nach (na canção Gota d'Agua) ou Emicida (na canção Comportamentos Bizarros).

Mesmo após estes 20 anos de existência, Dealema sempre se manteve fiel aos seus membros, nunca mudando a sua constituição. Nos dias de hoje, o grupo ainda dá concertos por Portugal inteiro, e é assim um nome marcante na história do rap português.


Discografia