Quinta-Feira

Quinta-Feira

Charlie Brown Jr.

“Quinta-Feira” foi o quarto single do álbum Transpiração Contínua Prolongada, lançado em 1997 pela banda de Santos, Charlie Brown Jr.

Chorão, vocalista e responsável por maior parte das letras da banda, explicou em entrevista dos extras do DVD do Acústico MTV que a música retrata a história de um homem que tinha tudo pra dar certo na vida, porém se viciou em cocaína e foi morar na rua, ficando invisível à sociedade, chegando ao ponto de uma noite ter que acender uma fogueira para não morrer de frio.

Apesar da consciência de Chorão já em 1997 a respeito de como o pó pode acabar com a vida de uma pessoa, foi justamente devido a uma overdose da droga que ele morreu em 2013.

A entrevista que deu à MTV sobre a música “Quinta-Feira” mais tarde se assemelhou muito aos seus últimos anos de vida:

É aquela coisa de você sempre subestimar a droga: “Ah não, é inofensiva,” “É só hoje,” “É só amanhã”… O negócio vai tomando conta e o que é de mês vai virando semana, o que é de semana vira dia-a-dia, o que é dia-a-dia vira hora e o que é hora vira o tempo todo, e dominou.

A ex-esposa de Chorão, Graziela Gonçalves, falou sobre o vício do marido em entrevista ao Fantástico e nas falas dela se percebe uma grande semelhança na vida de Chorão em seus últimos anos com a história vivida pelo personagem na música “Quinta-Feira”:

Graziela: Às vezes eu tinha que pegar pesado e eu falava : ‘Alexandre, eu não vou aguentar isso!’.
Repórter: Mas ele usava droga aqui dentro de casa?
Graziela: No final, sim! E, no meu pensamento era o quê? Eu prefiro ele aqui do que ele longe. Só que chegou um determinado momento que ele começou a sair de casa para usar, para eu não ver, para eu não brigar com ele.
Repórter: Isso de quanto tempo para cá?
Graziela: Mais punk assim, mais pesada começou de um ano e meio para cá.
Repórter: Ele usava diariamente cocaína?
Graziela: Ele não usava diariamente. Ele dava uns intervalos de dois, três dias.

R.I.P CHORÃO