Nesta faixa, Rashid narra uma cena bastante corriqueira, nas periferias do Brasil: um enquadro da polícia, sem motivos aparentes, em quatro garotos negros, na madrugada. Além disto, os PMs abusam de seu poder pra dar ordens repressivas aos moleques, quebrando o importantíssimo direito de ir e vir dos cidadãos.

No vocabulário policial, esta ação é denominada “preventiva” – porém, tudo baseado no racismo que está incrustado na sociedade há séculos.


Vale ressaltar, ainda, que o emcee faz com que a cena pareça coisa de cinema, usando termos técnicos, como “set”, entre outros. Note o título do som.


O próprio rapper explicou alguns pontos. Confira:

Fizemos um rap sobre a polícia num jazz que se torna um spiritual no fim. Trouxemos outras vertentes da música negra para dentro da narrativa. Acredito que os três ritmos tenham bastante ligação com a rua e com o povo – Rashid para Brasileiros


A capa do single foi divulgada hoje. A foto é de Eric Ruiz Garcia e foi tirada nas Ilhas Caymes, no meio do mar do Caribe, no Haiti. “Nessa região, onde comida, educação e água potável são itens escassos, habitam aproximadamente 25 mil pessoas. A foto foi tirada na beira de um lago onde se banhavam, e quando avistaram a máquina fotográfica, os garotos carismáticos e simpáticos, contrariando sua realidade, começaram a fazer poses e pedir para que fossem fotografados”, conta o fotógrafo.Brasileiros


Veja o making of do videoclipe